quarta-feira, 30 de setembro de 2015

ORGANIZAÇÃO NA GELADEIRA...Deixe de perder alimentos.

Um post rápido, este é meu desejo. Quero dividir com vocês minha tristeza toda vez que abria um saquinho na geladeira e que as frutas ou os legumes estavam estragados, até mesmo congelados. Não sei a geladeira de vocês, mas a minha,  no inverno congela tudo o que está na prateleira logo acima da gaveta e que encoste no fundo. Já mudei o botão de controle, já tentei enfiar tudo na gaveta,....impossível. Aqui em casa consumimos muitas verduras, assim a gaveta fica cheia, Não consigo colocar o tomate, a batata, o pepino e outros legumes e frutas na gaveta também. Foi aí que tive a ideia de criar uma nova gaveta....sim....uma nova gaveta....rssss
Comprei dois potes grandes, retangulares 30 x 24cm e 11 de altura, pode ser maior, um único pote (mas acho que fica muito pesado). Paguei R$ 3,99 em cada um deles na Loja Predileta (Mandaguari). Adorei o resultado, não estou tirando do saquinho, acomodo tudo o que não é verdura dentro deles. É meio chato quando vou buscar alguma coisa, tiro o pote coloco na mesa e escolho, as vezes pego o pote errado...rssss...mas vale o esforço. Adorei também não ver mais aquele monte de saquinhos na prateleira da geladeira. Vai uma foto para vocês se inspirarem. Se tiverem outras ideias comentem, assim vou divulgando. Beijos!

domingo, 27 de setembro de 2015

ORGANIZAR NÃO É ENCAIXOTAR

Sempre que fazia arrumações no meu guarda-roupa, ficava as voltas procurando caixas, potes, sacolas, para deixar tudo "arrumadinho", tudo "no lugar". Então, através das pesquisas que venho fazendo descobri que eu era uma ACUMULADORA. Sim, queria fazer rápido e deixar tudo dentro de caixas, tirando da vista, mas, quando precisava de alguma coisa tinha que baixar várias caixas, numa procura chata e por vezes ficava adiando. Estou aplicando algumas dicas que venho ACUMULANDO, através de minhas pesquisas. Será que realmente precisamos de tudo que está nas nossas caixas e armários? Então li a seguinte frase: "O melhor é viver cercado apenas das coisas que se ama". Isso me fez muito sentido. Com isto em mente, me preparei para arrumar minha parte do guarda-roupa. Nestas prateleiras guardo documentos, sapatos, bolsas, toalhas, roupas de cama, coisas de costura (sim...eu costuro, o básico, mas costuro). Fiquei surpresa com a quantidade de coisas que doei ou descartei. Uma dica super legar que me ajudou a ganhar espaço e tempo foi a de guardar o jogo de lençol dentro de uma das fronhas, assim, quando for trocar a roupa de cama, está tudo juntinho. e ocupa menos espaço no armário, percebi que consegui "enxergar" melhor a quantidade de roupas de cama que tenho. Fiz isso com as toalhas de banho também, agrupei por jogos. As demais coisas selecionei e só fique com objetos que eu realmente preciso ou amo, como minha coleção de borrachas e lápis.rssss...Fez a diferença! Em breve falarei em como estou lidando com o processo de lavar e passar roupa, e a gratidão que devemos ter por nossas roupas. Beijos.






quarta-feira, 23 de setembro de 2015

"ARRUME UM POUCO A CADA DIA E ACABARÁ FAZENDO ISSO PARA SEMPRE"

O tema deste post foi extraído do livro de Marie Kondo. Fiz algumas reflexões e constatei que realmente, estamos sempre as voltas com arrumações. Alguns dias atrás fiz um teste. Não sei se apenas eu tenho na cozinha uma gaveta onde tudo que não tem lugar é literalmente jogado ali. Pilhas, pulseira de relógio, chaveiros, cartões de visitas, receitas médicas.Vez ou outra eu arrumo, mas sempre ficam muitos objetos  e em seguida ela volta a ficar lotada. Desta vez fiz diferente, segui as orientações do livro. Coloquei a gaveta sobre a mesa e ao lado 3 potes, um para descarte, outro para objetos de uso na cozinha, ou seja, os que ficariam na gaveta e outro para objetos que estão fora do seu lugar. No final da organização, alguns objetos foram organizados nos lugares corretos (quartos). Muitos foram jogados fora e ficaram na gaveta, 3 tesouras e um pote com fita crepe, pilhas com carga e alguns cartões de visita necessários. Ficou claro então que, quando for organizar, não faça pela metade, como diz a autora, seja radical, faça por completo e de uma única vez. Desta forma, quando você for até a gaveta vai encontrá-la tão organizada que não terá a coragem de bagunça-la novamente. Percebi isso na gaveta do meu guarda-roupas....mas isso é uma outra história....Depois de alguns dias, meu marido colocou nesta mesma gaveta mais um pote, onde ele resolveu colocar as chaves da casa e dos carros, que ficavam sempre sobre o balcão da cozinha. Ele foi contagiado....e melhor....sem eu falar absolutamente nada.
Uma pequena experiência que me fez mudar o olhar e querer muito mais. Tente! 
A foto abaixo tirei na Leroy Merlin de Londrina/PR. Um paraíso para quem quer se organizar.
Um beijo!


terça-feira, 22 de setembro de 2015

CADERNO DE ORGANIZAÇÃO

Depois de tanto assistir o #Santaajuda na GNT com Micaela Góes, de ler Marie Kondo, de me inspirar em Vlogs e Blogs, encontrei um vídeo da Fran Guarnieri falando sobre um caderno de organização. Não resisti, assisti, e cheguei a conclusão que eu realmente nunca havia encontrado um método tão eficiente. É muito simples,eu consegui acabar com aqueles recadinhos sobre a mesa, agendas com lembretes anotados, pastinhas, post-it, bloquinhos e melhor, consegui colocar tudo o que preciso lembrar ou fazer em um lugar só, tanto pessoal como da empesa, financeiro e novos projetos. A lista de supermercado, os exames que tenho que fazer, onde devo passar na volta para casa, em fim, TUDO. Comprei um caderno espiral pequeno (14 x 21cm) com 200 folhas. O motivo de ser pequeno é que você pode carregar na bolsa, estar sempre a mão. Dividi da seguinte forma: Pessoal, Empresa, Reuniões da empresa (cansei de anotar as reuniões cada hora em um caderno diferente), Financeiro, Preciso&Desejo( anoto as coisas que preciso comprar de um lado -divido a folha ao meio com um traço-e do outro lado as que Desejo, mas não, necessariamente, preciso e por último deixei uma divisão para meus novos projetos. Você pode adaptar este caderno a sua rotina, as suas necessidade e até mesmo personalizar. A Dica de hoje é esta, espero que ajude, existem vários vídeos no You Tube. Aproveitem,Comentem e troquem ideias. Beijos.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

O INÍCIO DE TUDO

Pedi ajuda para minha filha ontem a noite, antes da queda de energia, para criar este blog. A ideia é criar um canal de comunicação para que eu possa dividir tudo que venho aprendendo com a organização, tudo o que está por trás desta nova forma de pensar.
Tudo começou quando assistia o programa Saia Justa, na GNT (não perco) e a Astrid falou sobre o livro Mari Kondo - A Mágica da Arrumação. Alguns dias depois, fui à trabalho para Londrina aqui no meu lindo Paraná,  para aproveitar a tarde eu e algumas amigas fomos ao shopping. Passando pela Saraiva "dei de cara" com ele, o mesmo livro que a Astrid havia falado. Adoro ler e o assunto mexeu comigo, a chamada que ficou na minha cabeça era...." A ORGANIZAÇÃO DOMÉSTICA FAZ BEM PARA A ALMA E ATÉ AO CORPO DAS PESSOAS". A autora  é considerada a Guru Mundial da arrumação da casa. Eu que sempre trabalhei fora, sempre deixei a casa sob os cuidados de alguém, que sempre achei tedioso e sem importância, estava comprando (em parceria com a Ana Carolina, obrigada minha querida) um livro sobre organização.
Minha casa nunca foi muito bagunçada, quase não ficamos em casa, não tinha graça também, nunca fui de vasos, quadros e toalhinhas, mas, queria mudar.Acho que é a idade rssss.
Comecei a ler o livro, confesso que algumas coisas me fizeram sentido, outras me pareciam absurdas. Coincidentemente no youtube encontrei canais de gente simples como nós, ensinando a fazer comida simples, barata, gostosa, com dicas valiosas (darei os links depois dos canais, ainda não sei fazer isso) , em seguida encontrei canais de mulheres casadas, que trabalham fora, com filhos e que filmam seus dias, dão dicas de limpeza, organização, rotinas, decoração.....e fui me apaixonando. Em conversa com amigas, mandava os vídeos mais interessantes e falava _"entre no canal _ vejam" foi então que ouvi "Eu não, sei que você me manda os melhores vídeos". Foi desta forma que surgiu a ideia do blog. Aqui vou trazer os melhores vídeos, dicas e novidades, resumindo,  o que tem de mais bacana no youtube e na literatura, assim como minhas experiências. Acho que vai ser legal.  Inicialmente farei postagens sempre que desejar, pois minha cabeça está cheia de novidades, depois vou estabelecer um período (uma ou duas vezes por semana). Abaixo, foto do livro que me inspirou. Beijos!